Início Inspirações Aliança de casamento: está na hora de escolher a sua! Veja nossas dicas!
Aliança de casamento: está na hora de escolher a sua! Veja nossas dicas!

Aliança de casamento: está na hora de escolher a sua! Veja nossas dicas!

0

Símbolo de compromisso, a aliança de casamento representa um pacto de fidelidade e amor entre os casais. O formato circular do anel serve para lembrar o casal que este compromisso pretende ser forte e eterno.

Usada como acessório e item de moda, a aliança tradicional ganha significados especiais quando o casal leva em consideração a própria história na hora de fazer esta importante escolha.

A história da aliança de casamento

Entre as várias teorias que explicam a origem da aliança de casamento, a versão mais aceita e divulgada é a que afirma que tudo começou com os povos hindus e os egípcios que há cerca de 3000 anos a.C.. Eles utilizavam anéis para simbolizar aliança entre casais. Eles acreditavam que o anel, por não ter fim, seria uma boa representação de uma união eterna.

Quando os gregos dominaram os territórios egípcios, então, por volta do ano 3 a.C., o hábito foi incorporado à cultura grega e a partir daí se espalhou para outras culturas. Já o anel de noivado, por sua vez, foi aceito na tradição cristã no ano de 860 d.C.

A aliança de casamento é um objeto de desejo de todo casal que quer simbolizar a união e demonstrar ao mundo o amor que ambos sentem. Repleta de simbolismos, a aliança de casamento é usada na mão esquerda porque os gregos acreditavam que no terceiro dedo dessa mão existia uma veia que que chegava direto no coração.

Várias culturas adaptaram o significado da aliança segundo suas crenças. Os chineses, por exemplo, dão um significado para cada dedo da mão. Para eles, a aliança de casamento deve ser colocada no dedo anelar para representar o cuidado e o carinho com o companheiro.

Antes de nos aprofundarmos mais no assunto, veja essas alianças e anéis de compromisso de celebridades que são simplesmente incríveis!

A beleza incomparável da aliança de casamento de ouro

A tradicional aliança de casamento de ouro é o tipo mais escolhido entre a maioria dos casais por diversos motivos. Associar o companheirismo do casal através de um metal raro é uma maneira de simbolizar o começo do casamento.

O ouro é um metal muito apreciado e valorizado desde os tempos mais remotos em praticamente todas as civilizações. Ao optar pela aliança de casamento de ouro, o casal também quer demonstrar a importância que esta união tem para eles e a esperança de que, assim como o ouro, o relacionamento também dure para sempre.

A beleza e o estilo que não saem nunca de moda são outros fortes argumentos a favor da aliança de ouro, feita de um metal nobre e resistente.

Ouro

Aliança de casamento ouro branco também é uma boa pedida

Um símbolo de união diferenciado. Este é o objetivo mais comum entre os casais que optam por um par de aliança de casamento ouro branco. Essa escolha combina estilo e uma certa exclusividade.

Algo valioso, raro e diferente são expressões comuns para se explicar o ouro branco. Casais que decidem utilizar aliança de casamento ouro branco também esperam que o seu relacionamento tenha estas características.

Uma combinação bem comum é a escolha por alianças que misturem o forte brilho do ouro amarelo com filetes de ouro branco, ou vice-versa. Isto cria o efeito de alianças bicolores.

Ouro branco

Diferentes estilos de alianças de casamento

Frequentemente surgem novas modas e ideias de casamentos realizados de maneira inovadora, porém, algo que nunca sai de moda são as alianças de casamento que são parte fundamental da cerimônia.

Atualmente é possível escolher entre inúmeros modelos diferentes de formatos, espessura e materiais. É também possível optar por adereços que podem compor um bom e bonito par de alianças.

Em relação ao formato externo, as alianças mais comuns são as grossas, finas, côncavas, curvadas, quadradas simples e quadradas com cantos chanfrados.

Em relação ao acabamento, a aliança pode ser polida, fosca, diamantada e de acabamento misto. Este critério deve ser avaliado com bastante calma pois o tipo de acabamento influencia na beleza e no brilho da peça.

Outra dúvida muito comum é escolher entre os formatos tradicional ou anatômico. Isso corresponde a maneira como ela é desenhada internamente. As alianças anatômicas, por serem mais arredondadas, por dentro são vistas como mais confortáveis. Entretanto, esta definição o casal só terá após experimentar ambos os modelos.

Ouro branco com ouro rose

Aliança de casamento grossa

Beleza e conforto são os principais argumentos de quem prefere uma aliança grossa para celebrar a união do casal e, ao mesmo tempo, ostentar algo bonito no dedo. O formato mais anatômico desta aliança permite que muitos casais considerem este modelo como mais confortável.

A espessura e a largura da aliança de casamento grossa são as características que mais se destacam neste formato. Ele, por sua vez, chama facilmente a atenção de todos. Alianças grossas demonstram a força da união e parceria do casal.

Outro simbolismo que é muito associado a aliança de casamento grossa diz respeito à fidelidade do casal. É comum na crença popular associar a espessura da aliança com o ciúme que um ou ambos sentem. Isso serviria de alerta: a pessoa que possui este tipo de aliança é comprometida com alguém ciumento.

Aliança grossa

Aliança de casamento fina

A leveza e a discrição são as principais características da aliança de casamento fina. Normalmente, é escolhida por casais que não gostam de chamar a atenção. Casais que gostam de fazer uma composição desta aliança com outros tipos de anéis no mesmo dedo também apostam nesse modelo.

Poder representar o amor do casal através de uma aliança delicada e elegante faz com que a aliança de casamento fina seja o modelo preferido de muitos apaixonados.

Aliança fina

Aliança de casamento quadrada

Por seu formato pouco usual e diferente, a aliança de casamento quadrada acaba chamando muita atenção. Ela também revela um pouco sobre a personalidade do casal.

A aliança de casamento quadrada destaca-se por ser única e elegante. A ela, pode ser acrescida uma pedra em formato quadrado. Porém, ela pode apenas se revelar em suas linhas retas, com pontas arredondadas ou perpendiculares.

Aliança quadrada

Afinal, dá para comprar aliança de casamento barata?

Não é preciso abrir mão de beleza e qualidade para conseguir comprar uma aliança de casamento barata. Basta que o casal tenha paciência e persistência na pesquisa que atenda os seus desejos e que esteja dentro de suas possibilidades financeiras.

Realizar pesquisas na internet é um bom começo para encontrar aliança de casamento barata. Assim, é possível valorizar a união sem precisar gastar muito dinheiro. O recomendável é que se faça visitas em lojas especializadas para comparar questões como formato, largura e brilho da aliança.

É importante também ficar de olho em pontos como a garantia do produto ou o prazo de troca. Verifique também se a loja cobra valores adicionais para gravar os nomes ou acrescentar alguma joia ou detalhe nas alianças. Por fim, não se esqueça de checar o prazo de entrega e o valor do frete se comprar online.

Uma parte importante da cerimônia, que representará a união e acompanhará o casal para sempre, as alianças de casamento não devem ser deixadas para serem escolhidas na última hora. Comece já a escolher suas alianças!

Aliança de casamento: está na hora de escolher a sua! Veja nossas dicas!
5 (100%) 1 vote

Equipe casar.com Mariana Saraiva é head de Customer Experience na Casar.com

CASAR Salvador 2018